A carregar...

Subscreva a nossa Newsletter!

DIREC. ARTÍSTICA

DIREC. ARTÍSTICA

Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos em Dança Clássica com apenas 2 anos. Frequentou, em Dança Clássica, o “Lisboa Ginásio Clube”; teve aulas de Dança Clássica com a professora Marta Atayde e na escola da “Companhia Nacional de Bailado”.
Em 1993 ingressa na Escola de Dança do Conservatório Nacional, obtendo o diploma de bailarina profissional em 1997.


Em 1997 ingressa na Escola Superior de Dança. Neste seu percurso de formação trabalhou com os coreógrafos: Rui Lopes Graça; Mariana Rocha; Victor Linhares; Didier Chazeau, Armando Maciel; Luís Damas; José Luís Vieira; Tíndaro Silvano; Jean Paul Buccheri; Rui Pinto; Nathalie Bard; Aimé de Lignière; Gagik Ismalian; Benvindo Fonseca. 
Na Expo 98 interpreta, na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Danças Portuguesas (Homenagem a Carlos Paredes) de Vasco Wellenkamp.


Em 1999 participa no Europe Danse onde interpretou Jardi Tancat de Nacho Duato e Follow Her de Richard Wherlock, com digressão em França e Itália. 
Em 2001 no Concurso Internacional de Coreografia Le Primtemp de la Danse (Geneve), interpreta uma coreografía de Claúdia Martins e Rafael Carriço obtendo o 1º prémio da categoria profissional. 
Em 2001 coreografa Água Mágica, para a Companhia Tradicional, criação destinada a publico infantil.  
Em 2002 coreografa Fugata e Imagens para a Companhia Tradicional e frequenta o Impulstanz, Vienna International Dance Festival.


Em Fevereiro de 2002 ingressa como bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde interpretou coreografias de Manuel Perês Torres, Filipa Francisco, Benvindo Fonseca, Alexandrina Nogueira, Elisa Ferreira, Tiziana Arnaboldi e Guillermo Horta. 
Desde 2003 tem interpretado e coreografado para o grupo de saxofones ArtemSax.
Em 2004 e a convite da Companhia de Dança de Almada, integra o Projecto de Jovens Autores, com a coreografia, …Embriagar de Sonho, o Silêncio das Coisas.... 
Ainda em 2004 entra na organização do sarau de gala do ginásio Clube Português e coreografa a cerimónia de abertura e encerramento do mesmo.


Em 2005, coreografa uma nova versão do mesmo bailado para o 2º Programa da Temporada da Companhia de Dança de Almada.
Em 2006 coreografa para a Companhia de Dança de Almada Submersão do meu Ser obtendo o prémio de melhor coreografia na Feira de Teatre Al Carrer, Tarrega, Barcelona; 
Em 2008, coreografou para a Companhia de Dança de Almada, Eu”Not” Pessoa, em homenagem a Fernando Pessoa.


Desde 1997 que lecciona aulas regulares e workshops de Ballet, Dança Contemporânea e barra de Chão em diversos colégios e Escolas de Dança, de onde destaca: os colégios St. Julian’s International School e St. Dominic’s International School; a Academia de Dança de Lisboa; a Escola de dança da Companhia de dança de Almada; a Dançarte; o Conservatório Regional do Algarve; a academia de Dança, Teatro & Performance, Art!st.


Entre 2006 e 2008 exerce as funções de Coordenadora Pedagógica da Art!st, academia de Dança, Teatro & Performance., tendo consolidado e desenvolvido esta academia. Nesta sua passagem destaca alguns eventos realizados. Em 2007 a Direcção e Concepção do espectáculo de final de ano realizado no Teatro Ibérico; em 2008 a Coreografia da gala de entrega de medalhas para melhor revelação no desporto, da marca Gillette; a Direcção, Concepção e Coreografia da Gala de Abertura do Campeonato Europeu de Judo realizada no Pavilhão Atlântico e a Direcção e Concepção do espectáculo de final de ano realizado no Teatro Armando Cortes (casa do Artista).


Em Julho de 2008 funda o seu recente projecto PALCOPLURAL, cujos objectivos principais visam distinguir e divulgar a Dança nas suas diversas vertentes. 
 Em Setembro de 2008 funda a sua própria escola de dança, “Dance Spot”, onde reúne as funções de Gerente, Directora Artística e Professora de Ballet, Barra de Chão e Dança Contemporânea.

ver cv completo

Direcção Artística Rita Galo